“ O Mestre “

A vida profissional,pessoal,social e amorosa da grande maioria das pessoas sofre oscilações tão intensa quanto as ondas de uma corrente elétrica. Às vezes estamos na crista da onda, na fase positiva,porém,outras vezes estamos na fase negativa da onda,ou seja,ora estamos felizes com tudo correndo bem,ora estamos tristes com algum problema de difícil solução.O importante,é sabermos administrar tais fases com sabedoria e bom senso e,para isso temos que ter um corpo saudável(não necessariamente perfeito) e uma mente receptiva e organizada.
Houve uma época na minha juventude(que saudades..)que tudo estava um caos,a começar pelo trabalho noturno num dos maiores jornais de São Paulo,o cursinho pela manhã e curso de Artes Grá- fica no final da tarde.Enfim,era o caos total,e eu precisava urgente de uma solução,precisava colocar a “casa” em ordem, ou como dizem os americanos fazer “Housekipling”.
Tentei, em primeiro lugar,aplicar o sistema conhecido como
‘Reengenharia” ou seja,partir do zero absoluto e começar tudo de
novo de uma maneira “diferente”.Não deu certo.
Foi quando me lembrei do meu velho mestre de Karatê e resol- vi procurá-lo em busca de conselho.Mesmo não freqüentando mais sua academia,ele me recebeu com um sorriso e ficou atento enquanto eu expunha meus problemas.Quando terminei meu re- lato,ele olhou para mim e disse:- Todos temos mais energia e po- demos fazer mais coisas do que pensamos poder,mas para que haja um bom aproveitamento devemos estabelecer um método de tra- balho limpo e organizado.Em seguida,escreveu algo num pedaço de papel dobrou-o e entregou-me dizendo para voltar nas próximas quatro semanas e a cada semana ele me daria uma palavra que eu deveria memorizar.
Quando sai à rua ,abri o papel e li a palavra SEIRI ,e abaixo o seu significado: Senso de utilidade, descarte tudo que não tenha utilidade,ou seja, desocupe espaço para que coisas boas e novas sejam armazenadas.
Na semana seguinte ele me entregou outra palavra e seu signi- ficado:SEITON – Senso de arrumação – Se organize,coloque toda sua vida em ordem e as coisas no devido lugar.
Outra semana, outra palavra: SEISO – Senso d e limpeza –mantenha a mente e o ambiente limpos e arrumados.Não permita que pensamentos supérfluos e objetos já utilizados permaneçam espalhados.
Quarta semana e a palavra: SEIKETSU – senso de asseio pessoal –Cuide sempre da aparência pessoal,não deixe que sua aparência demonstre uma imagem negativa para as outras pessoas ou mesmo para você ao se olhar no espelho.
Quinta semana e a palavra : SHITSUKE –Disciplina,consciente, autodisciplina. Assuma e mantenha altos padrões de conduta ética, moral e profissional.
Na sexta semana ,eu já colocava em prática as palavras do mestre em tudo que fazia na minha vida e ,espantosamente minha vida mudou drasticamente para melhor.
Voltei à academia e agradeci ao mestre,e foi quando ele me disse o motivo de ter me dado palavra por palavra.
- Temos o péssimo hábito de buscar conhecimento adquirindo informações tal qual um glutão à mesa.Dessa forma,nossa mente processa um monte de informações inúteis,que depois são descar- tadas e ficam perdidas em algum canto obscuro do nosso cérebro ocupando espaço útil.Quando aprendemos algo paulatinamente, o cérebro assimila a informação como útil e a arquiva na sala de entrada,em local de fácil acesso , onde poderemos buscá-la com maior rapidez.
Ele contou-me também que as palavras se referem aos 5 S, método utilizado para reerguer o Japão após a 2ª Grande Guerra Mundial, quando o Japão estava arrasado financeira,espiritual e moralmente.
Nunca mais encontrei o “Velho Mestre” , mas ,mais do que quebrar ossos , ele me ensinou a viver com garra,com dignidade, com amor pelo trabalho e pela vida.Jamais esquecerei cada pala- vra daquele oriental sábio que me ensinou a arte de transformar as adversidades em conquistas vitoriosas.
FIM Ligeri@bol.com.br 11/11/2006