“ Consciência Negra ? “
O dia 20 de novembro poderia ser um dia comum, como qualquer outro do nosso calendário.Mas não é.Decidiu-se por algum motivo que esse seria o dia da “Consciência Negra “ ,dia dedicado à minoria da população que possuem uma tonalidade de pele escura e características afro-brasileira. A instituição desse dia, queiram ou não,é de cunho político, anti-social e de certa forma racista ,já que estabelece um dia especial a pessoas que possuem a cor da pele negra e ignora as que possuem pele branca ou amarela.
O racismo,além de crime (o que não importa muito)é um pecado contra a lei de Deus (o que realmente importa) já que perante o Criador todos os seres humanos são originalmente seus filhos , irmãos compartilhando a mesma vida,respirando o mesmo ar , caminhando sobre a mesma terra e acima de tudo sangrando na mesma cor.Isso significa que possuímos no âmago do nosso ser o anseio pela convivência harmoniosa com a diversidade racial que povoa o planeta Terra.
Quando contrariamos esse anseio latente e passamos a viver em conflito com seres humanos pelo simples fato de serem racialmente diferentes, passamos a ser medíocres,anti-sociais,racistas,pobres de espírito e.............. ...infelizes.
De minha parte,conheci e conheço pessoas maravilhosas de cor de pele negra ou amarela, cujo comportamento social, religioso,ético e moral é de uma qualidade inquestionável.Aliás,são sem dúvida nenhuma os melhores amigos que eu poderia desejar , honestos , trabalhadores,de uma lealdade e uma franqueza a toda prova e se não bastasse isso,trazem a bondade no coração.
Na verdade , nós brasileiros , não necessitamos de um dia especial dedicado a consciência , seja ela negra, amarela ou branca, basta ver a integração racial do nosso povo.Aliás , é graças a essa miscigenação que somos reconhecidos mundialmente como um povo bonito e feliz.
Que o dia da “ Consciência “ não seja negra , amarela , branca ou de qualquer outra cor que queiram inventar,mas sim o dia dedicado ao respeito ao ser humano(de todas as cores)pelo seu caráter integro,seu amor a Deus e seu convívio sócio-cultural .
FIM
Ligeri@bol.com.br - 17/11/2006