- See more at: http://acervotutoriais.blogspot.com.br/2013/11/acervo-tutoriais-como-colocar-caixa-de.html#sthash.Fcv1aiKT.dpuf

sexta-feira, janeiro 12, 2007

" A ira " ~ José Carlos Leggiero Escritor

“ A Ira “



Numa tarde de sábado,numa esquina qualquer da periferia,dois veículos colidem.Minutos depois,dois homens ao lado dos carros avariados estão tendo uma discussão sobre o ocorrido,o que é comum nesses casos e quase sempre termina em acordo de ambas as partes.O que não é comum é a troca de socos que ocorre a seguir e,o fato de um dos homens sacar uma pistola e atirar no rival num ímpeto de raiva.O resultado é trágico,um morto, o outro preso e duas famílias chocadas e destruídas.
Ninguém,nem Freud,nem Jung,ou qualquer outra vertente da psicanálise consegue esclarecer o mistério que envolve a violência entre seres humanos, pois há fatores que contribuem para acirrar a “ira” entre as pessoas,no entan- to,algumas ainda assim mantêm a calma.
Então,o que transforma um individuo pacato,bem-sucedido,bom caráter e moral irretocável em psicopata agressivo que fere e,às vezes mata?A respos- ta envolve diversos fatores que contribuem para acionar o gatilho que vai disparar uma explosão incontrolável de agressividade onde valores morais são anulados.Vejamos alguns desses fatores:
O meio ambiente: Pode sim influir no comportamento do indivíduo de forma positiva ou negativa,mas é transitório,e ao mudar de ambiente é possi- vel que o indivíduo mude seu comportamento na tentativa de se adaptar socialmente.
A depressão: É uma doença que provoca uma sensação de baixa-estima gerando conflitos internos que levam a autodestruição ,ataques de ira e até possível suicídio do individuo.
O stress: Hormônios (entre eles o cortisol) produzidos em situações de medo ou grande pressão,acionam mecanismos que nos colocam em posição de defesa ou ataque,despertando nosso instinto de sobrevivência e gerando atritos contra terceiros.
A auto estima exagerada : Com toque de narcisismo,pode tornar o individuo anti-social,manipulador e violento,levando-o a sentir-se um sêr especial, colocando-o fora da realidade.È necessário um trabalho de conscientização afim de levar o indivíduo a “colocar” os pés no chão.
A serotonina : È um mediador químico,chamado neurotransmissor,que pode levar a explosão de agressividade ou a depressão suicida quando ocorre deficiência na sua produção.È tratável com medicamentos e deve ser feito acompanhamento psicológico.
A genética: Pode ou não ser um dos fatores de influência no comporta- mento agressivo,mas,por ser uma área nova não existe base científica para comprovar ou descartar tal fato.De qualquer forma,se estudarmos a história da humanidade , veremos que ataques de ira são comuns desde a criação.E segundo a Bíblia Sagrada até mesmo o Criador e seu filho Jesus não esca- param de uma crise de ira.
Para nós,pobres mortais,o preço de um ataque de ira é alto,já que isso pro- voca o excesso de secreção de cortisol, o hormônio da hostilidade,e com isso a redução do nível da imunoglobulina A , anticorpo de defesa do organismo por pelo menos seis horas seguida, deixando frágil o sistema imunológico. Portanto,quando estiver com raiva conte até dez,cem ou mil.


FIM Ligeri@Bol.com.br 20/12/06
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.