“ Viagem insólita “

O título acima se refere a um filme de ficção que fez sucesso a alguns anos atrás.Não se trata de uma viagem onde se utiliza um meio de transporte terrestre,aéreo ou marítimo como pode sugerir o título. Na verdade , trata-se de uma história de ficção onde um grupo de cientistas são - juntamente com uma pequena nave - reduzidos ao tamanho de um nanômetro , que equivale a um bilionésimo de metro e em seguida são introduzidos na corrente sanguínea de um paciente.
Absurdo? Nem tanto.a viagem à lua também o era,no entanto o homem não só foi à lua como também enviou sondas aos limites do nosso sistema solar.Na verdade , dentro de alguns anos,teremos batalhões de robôs microscópicos no interior de nossos corpos combatendo doenças antes intratáveis. Unidades de micro-robôs penetrarão nos mais insólitos locais do corpo humano,matando bactérias,vírus e células cancerígenas, além de também desobstruir artérias e trazer vários benefícios à saúde dos seres humanos.
Alguns dirão :- Vai demorar mil anos antes que isso ocorra!
Ledo engano,pois na verdade ,num curto espaço de tempo a nanotecnologia irá produzir esse exército de robôs “cirurgiões” em larga escala,atendendo toda a Aldeia Global.
Mas, não se preocupem , pois aqui , em terras Tupiniquins,a nano medicina avança a passos largos,sendo produzidas e testadas em cobaias (animais de laboratórios) nano cápsulas que destroem células tumorais do câncer de pele .As microscópicas cápsulas são construídas com materiais biocompatíveis , carregam uma nano partícula magnética e uma droga para destruição de células cancerígena .Como funciona? Bom ,segundo os especialistas , ao entrarem em contato com as células tumulares ,as nano cápsulas ficam expostas a um campo magnético alternado o que gera um aumento de temperatura devido a vibração , destruindo a célula cancerígena . Durante o processo,os “robozinhos” liberam também medicamento no local afetado , utilizando dessa forma dois tipos de terapia.
Reduzir um ser humano à dimensão de um nano tamanho será difícil , mas micro robôs com câmera de alta definição irá mostrar aos médicos as condições de certos órgãos de determinado paciente , além de enviarem dados à computadores,que fornecerão várias alternativas de tratamento para o paciente em questão.
Loucura?Bem é o que diziam de Julio Verne e suas histórias, entretanto,muitas de suas histórias já se tornaram fatos.Na verdade é preciso acreditar na ciência e em Deus,pois foi através dela que o Criador construiu o Universo e tudo que nele há.
FIM
Ligeri@ bol.com.br 17/01/2007